Pelo Brasil, junho marca o mês de uma festividade tipicamente brasileira: as famosas festas juninas. Aqui em Porto Seguro, este é dedicado inteiramente aos festejos típicos das festas da roça e é tão popular quanto o Carnaval no Brasil.
A nossa tradição tem raízes portuguesas, embora tenha abraçado profundamente a nossa identidade, especialmente, no Nordeste. Entre os santos, João Batista, padrinho de Jesus Cristo, é o mais festejado.
Tanto que, em sua homenagem, são acesas fogueiras no dia 23 de junho, véspera do seu dia. Seguindo a tradição, há outros santos celebrados nas festas juninas, como Santo Antônio, o santo casamenteiro, e São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Mas é a São João que o título de festeiro é atribuído.
Aqui em Porto Seguro, por exemplo, você terá um mês inteiro para forrozear, comer e se divertir na terra mais acolhedora do Brasil depois de uma saudosa e longa espera de dois anos, devido à pandemia da Covid-19.
Então, aproveita para tirar o pó da sua camisa xadrez, enquanto aprecia este conteúdo um pouco das Festas juninas em Porto Seguro.
No Sul da Bahia, Porto Seguro recebe a festa mais badalada
A expectativa e a saudade são grandes. E a cidade está à sua espera para curtir as atrações, a culinária, deliciosamente, típica da época e o clima aconchegante da cidade mais acolhedora do Brasil.
O festejo de Porto Seguro atrai visitantes de todo o País e do exterior para apreciar as comidas típicas e as atrações musicais, aliás a gente listou aqui pra você não perder nenhum evento, assim como o Tonhão de Cabrália.
Durante todo o mês, o forró e as comidas típicas tomam conta de todos os cantos da cidade baiana com um clima típico de interior nas Festas juninas em Porto Seguro.
Em diversas localidades, a lista saborosa inclui: dançar juntinho, comer canjica, milho assado e cozido, bolo de aipim, laranja, milho e tapioca, beber licor e tudo o mais que lembre a vida no interior, mas você precisa estar vestido a caráter.
Abuse da simplicidade e das cores pra celebrar o São João mais arretado da Bahia. Reforçando: o arrasta-pé será prolongado, de 11 de junho a 2 de julho. A programação começa no Centro Histórico, passando para os festejos na Passarela do Descobrimento, Tarifa, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Vale Verde, Caraíva, Baianão, Pindorama e Vera Cruz. O céu é o limite, meu rei!
Junto com o Carnaval, o São João é a maior festa popular da Bahia. Sem contar que é a época que a gente também celebra o amor (alô, dia dos namorados!), o que faz de Porto Seguro um destino ideal para viver a magia do amor embalado pelo clima de festa.
As festas juninas são tão importantes em Porto Seguro quanto o Carnaval, não só porque amamos festa, na verdade, é uma forma de movimentar a economia e apoiar o turismo interno. Aliás, por aqui, a preparação é tão importante quanto as Festas juninas em Porto Seguro.
E o melhor da festa, além da decoração, do clima gostoso de partilhar e ganhar prendas, aquele riso solto, adrenalina a mil para viver cada momento, é a comilança.
Levanta a mão aqui quem ama as barraquinhas, os doces, o milho cozido e tudo que torna as festas juninas tão aguardadas. A expectativa, então, é gigante, já estamos há dois anos sem comer, festejar e dançar quadrilha.
Falando em comilança…
Pratos típicos das festas juninas
A lista saborosa salta aos olhos e nem é preciso ser a Magali: bolo, pamonha, tapioca, maçã do amor, pé de moleque e quentão são algumas das deliciosas opções juninas para se “acabar” durante o mês inteiro.
Simplicidade e regionalismo, a culinária é, literalmente, o prato principal das festas juninas. Só para matar a saudade temporariamente, a gente finaliza este conteúdo com quanto itens que compõem pratos bem brasileiros da época mais saborosa do ano:
- Milho: esse é o carro chefe de muitos pratos das festas juninas. Quer ver só? Pamonha, pipoca, mugunzá (canjica para os paulistas), polenta, curau, bolo de milho, entre outras opções deliciosas.
- Coco: você já está salivando só de pensar nos pratos? Afinal, esse é o ingrediente mais famoso da Bahia, como ele é possível fazer tapioca, cocada, maria-mole e muito mais.
- Mandioca (macaxeira ou aipim): a cultura indígena presenteou a culinária brasileira com essa iguaria. Quem não é fã de um bolo de mandioca? E se for com coco, a gente até ajoelha.
- Amendoim: ingrediente tão junino quanto o milho, faz parte dos pratos doces e salgados, isso porque é tão versátil quanto o coco, afinal, combina com quase tudo. Da paçoca ao do pé de moleque, ainda decora muitos pratos. Torrado e moído, basta jogar sobre o mugunzá e ter uma explosão de sabores.
Formalizando o convite: venha para o São João de Porto Seguro e hospede-se no Sueds Hotels, rede premiada pelo 2º ano consecutivo o prêmio Best of the Best Travellers’ Choice.
Reforçando: venha para a Bahia e hospede-se na rede de hotéis mais aconchegante de Porto Seguro, um lugar que congrega beleza, encantos e o melhor lugar para que a sua estada seja, definitivamente, uma tatuagem na alma.
Leia mais em nosso blog.
Aproveite e confira aqui nossas ofertas.