Guia prático para conhecer a encantadora Arraial d’Ajuda - Sueds Hotels

Guia prático para conhecer a encantadora Arraial d’Ajuda

Se existisse um livro com imagens para descrever sentimentos e sensações, as belezas da vila aconchegante Arraial d’Ajuda estariam estampadas em diversas páginas para ilustrar, por exemplo, encantado maravilhamento, amor à primeira vista, deslumbrado, sem fôlego e a lista ultrapassaria quilômetros.

Este seria um argumento incontestável para muitos São Tomé, que, ao se depararem com as imagens da vila de casinhas rústicas e coloridas, muito semelhantes ao cenário de novela, margeadas pelas ruas de pedra e a igreja construída no século XVI.

Sem contar a paisagem, pintada por mãos divinas, que une história e ecologia, um lugar pintado e regido por um mar calmo, cristalino e verzul.

Você ainda não acredita existir o paraíso na terra? Ah, meu rei, os detalhes esculpidos pelo tempo, pelo toque divino materializam uma combinação deslumbrante para viver dias inenarráveis e descobrir, no dicionário da vida, o verdadeiro significado de experimentar uma dose do paraíso consigo mesmo, ou acompanhado pela família, amigos, pelo amor e pela delícia de existir.

 

 

Ainda dúvida? Pois venha, se achegue e descubra por si mesmo o que é experimentar a vida com outro tom, outra nota e ritmo.

Afinal, chegando aqui, você notará uma estrutura completa voltada para turistas que mergulham na paz e na calmaria de deixar a vida levar. As últimas duas décadas foram cruciais para tornar Arraial d’Ajuda, absolutamente, inesquecível no álbum de memórias e saudades.

O sentimento de encanto e a exuberância natural da vila são tão expressivos que conquistaram muitos hippies nos anos 1960. Agora é a sua vez de apreciar sem moderação a começar pelo nosso post.

Simbora?

O que Arraial d’Ajuda tem?

Carmen Miranda, embalada pela batuta de Caymmi, certamente, cantaria que Arraial d’Ajuda tem graça e encantos que nenhuma outra terra tem.

Muito bem avizinhada, está na rota dos destinos mais deslumbrantes do Sul da Bahia ao lado de Porto Seguro e Trancoso, embora, no livro de sentimentos e sensações, seja a vila menos agitada. Ela une beleza, graça, tranquilidade e um lugar que oferece muita alegria para o seu bolso, já que os preços são em relação a Trancoso.

 

 

E por ser um destino 4 por 1, é possível aproveitar a viagem e conhecer as duas de uma só vez e esticar até Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Bora que a gente te ajuda a ajustar o roteiro e curtir calmaria e agito de uma vez só.

Passeio de balsa

A chegada ao paraíso é feita de balsa a partir de Porto Seguro, um trajeto inesquecível, especialmente de manhã quando o sol desponta no horizonte, ou no fim da tarde, quando a magia do pôr do sol invade a alma de tanta beleza. Ela sai a cada meia hora durante 24 horas e sem parar.

A dica é evitar longas filas no verão cruzando antes do nascer do sol para aproveitar o encanto desse fenômeno da natureza durante o trajeto.

Como tudo começou

Essa vila encantadora faz parte do trecho paradisíaco da costa baiana, onde os portugueses aportaram no Brasil em 1549. Segundo os historiadores, o próprio nome Arraial d’Ajuda foi dado em homenagem a Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil e fundador da cidade de Salvador. Naquela época, ele cumpria a missão da coroa portuguesa de desbravar a colônia também em Arraial.

Arraial d’Ajuda também foi marcada pelos primeiros jesuítas que fundaram o povoado, o propósito era catequizar os índios. Em vista disso é que foram criadas as principais igrejas da vila, aliás até hoje recebem inúmeros peregrinos.

Centro histórico de Arraial d’Ajuda

O mergulho na cultura começa pelo pequeno centro histórico construído nos arredores da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. Embora tenha passado por algumas reformas e restaurações ao longo dos séculos, a igreja mantém sua estrutura original.

Arraial é um teste para o coração, afinal, quando a visita começa, você terá de avançar até atrás do templo, onde fica um mirante que reúne as famosas fitinhas coloridas com desejos e pedidos dos visitantes. Aproveite a vista espetacular para mentalizar seus 3 desejos e seguir a tradição no mirante ao deixá-los ao lado de milhares de outros.

A marca da passagem dos jesuítas pode ser observada também nas várias casas construídas por eles, nas quais hoje funcionam lojas de artesanato, pousadas e cafés.

Praias

Ah! O paraíso tem som de mar, aroma de maresia e belezas a perder de vista, e é claro que em Arraial d’Ajuda, não seria diferente. As praias daqui são um espetáculo a céu aberto, é arte, é poesia, é encanto. Ou seja, elas têm ingredientes infalíveis para te conquistar.

 

 

A costa se espraia entre os coqueiros, um mar azul exuberante, areia clara e macia, sem contar o povo hospitaleiro. Ao longo das praias, você encontrará barracas estruturadas para oferecer comes e bebes e banheiros.

Ah! Aqui a gente regressa alguns passos até a sua descida na balsa. Seu primeiro contato será com a Praia do Apaga Fogo, opção muito sugestiva para praticantes de esportes aquáticos, como o windsurf. Avance mais alguns passos e você terá mais adjetivos para absorver no seu vocabulário nas praias de Araçaípe, Mucugê e Parracho. A cereja do bolo é a praia de Pitinga, cartão-postal de Arraial d’Ajuda.

Belezas à mesa

A gastronomia daqui tem um nível de encanto tão sublime quanto a paisagem. A dica aqui é permitir-se saborear, experimentar, conhecer, desbravar e arriscar-se a conhecer as iguarias e os temperos que o Sul da Bahia e o mundo oferecem.

A gente explica: por ser um paraíso, tem conquistado cada vez mais turistas estrangeiros, que se achegam, se espraiam e ficam. E Arraial d’Ajuda, feito colo de mãe, absorve e agradece. Exatamente por isso, a gastronomia daqui tem um toque internacional.

Aliás, esse é um destino pra lá de gastronômico, cujos pratos são enriquecidos com peixes, camarão e lagosta, como a moqueca baiana, o arroz com polvo…

Respire e inspire a natureza exuberante

No álbum de belezas e paisagens naturais, Arraial d’Ajuda oferece um show a cada piscar de olhos. Trata-se de um lugar que agrada todos os perfis de viajantes, já que oferece passeios em todos os níveis de adrenalina, incluindo aqueles em que você contempla a vista durante a caminhada na areia ou nas trilhas a pé pela Mata Atlântica.

A gente indica um dos passeios mais requisitados: o percurso Arraial d’Ajuda até a Praia Itaquena, em Trancoso, de quadriciclo.

A vida noturna de Arraial d’Ajuda

O banho de mar, o banho de sol somados à maresia são atrações para viver intensamente os dias no paraíso, certo? Então, você se pergunta: mas e as corujas, os seres notívagos que apreciam o deslumbre da lua e o cair da noite?

É claro que o paraíso não descansa, tanto que a vida noturna, dado o frescor das noites baianas, é tão movimentada quanto as ondas em noite de lua cheia. Basta circular pelas ruas Broadway e Mucugê, a rua mais linda do mundo, para ser absorvido pelo burburinho entre as lojinhas, as galerias de arte, os restaurantes e os bares superdescolados.

 

 

Se você é do tipo que não “segura a criança”, precisa conhecer o Morocha Club, cuja programação é bem diversa durante a semana (segunda a sábado), com bandas ao vivo, DJs e festas que agradam a todos.

Malas prontas?

Recapitulando: Arraial d’Ajuda tem praias com águas tranquilas e mornas, um sorriso a cada esquina, gastronomia que aquece a alma e clima agradável o ano todo, ou seja, bom para viajar em qualquer época do ano.

Aqui é verão o ano inteiro, ou seja, o sol é uma companhia fiel que jamais te deixa. E para aproveitar a visita 100%, venha entre novembro e março, embora isso não signifique que Arraial d’Ajuda não seja “visitável” em qualquer época.

Só reforçando: o período de chuvas ocorre entre maio e agosto, isso não significa que não existam atrativos para curtir nos dias molhados. O que vale mesmo é viver o melhor da vida, faça chuva ou faça sol.

Aliás, o próximo feriado do calendário, Tiradentes, é ideal para aproveitar tudo que esse paraíso baiano oferece. Descubra por si mesmo e aproveite 4 dias inesquecíveis.

E siga nosso conselho: venha para a Bahia e deixe a alma mais leve.

Leia mais em nosso blog.

Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.