Um local edênico onde o rio e o mar se beijam até na estrada.
Parece até clichê falar de paraíso na Bahia, mesmo assim vale insistir no substantivo, carregado de adjetivos para fazer com que a nossa alma conheça profundamente o que torna o Sul da Bahia um destino para se visitar anualmente.
Santa Cruz Cabrália, por exemplo, é um município com distritos em que as belezas e a felicidade não perecem. Quer uma prova?
As águas calmas do Rio Mutari, na Costa do Descobrimento, foram o cenário onde se formaram os primeiros povoados brasileiros, tão logo iniciou a ocupação do Brasil-colônia. Anos mais tarde, os primeiros desbravadores foram transferidos para a foz do Rio Sernambetiba (cujo nome hoje é João de Tiba).
E essas águas e as do Rio Santo Antônio deságuam nas praias Santo André e Santo Antônio, cartões-postais deslumbrantes de Santa Cruz Cabrália.
As cálidas águas do João de Tiba são por onde navegam nativos e turistas de todo o mundo. Estes chegam à região em busca do refúgio e aconchego que ela oferece. Em especial, porque do outro lado do rio, cuja nascente fica em Minas Gerais e passa por Cabrália, você encontra a pacata vila de Santo André (contamos um pouco dessa lindeza aqui).
Nele, você se depara com apenas duas ruas principais: a Avenida Beira-Mar, que, praticamente, deságua na Avenida Beira-Rio, mostrando que as águas se encontram mesmo em terra firme.
Neste post, você conhecerá mais detalhes das belezas de Santa Cruz Cabrália, Santo André e os vislumbrantes paraísos locais.
Região em que se passeia sob o sol por rio, terra e mar
A travessia de dez minutos sobre a balsa separa a sua alma do paraíso. Saindo do inesquecível centro histórico de Cabrália, você desliza sobre as águas à medida que atravessa os manguezais, um trecho de Mata Atlântica e um vilarejo bucólico, uma paisagem deslumbrante.
Sob a embarcação, a biodiversidade não deixa a desejar, afinal, é dali e dos oceanos que saem os ingredientes principais que compõem os quitutes dos restaurantes: frutos do mar (e dos rios): camarão, lagosta, tainha, guaiuba, garoupa, dourado-do-mar etc.
Desembarcando, o cenário te encanta a cada piscadela, mesmo em que a seleção de futebol alemã encontrou paz, serenidade e energia para a concentração dos jogadores, que chegaram até o final da Copa do Mundo de 2014 naquele memorável 7×1 (ainda vale o choro! Rs).
A goleada foi tamanha que Cabrália tornou-se um grande atrativo turístico, sendo, ainda, nomeada de a Praia do 7 a 1.
A natureza é sempre exuberante, tanto pelo que a distingue das águas do mar da vizinha Porto Seguro, onde as praias emolduram com tons de azul-marinho ou esverdeado no horizonte. Em Santo André, as águas apresentam tons acastanhados, o que se deve à influência dos rios. Tanto que a bacia fluvial afeta, também, a cor das areias, isso porque há um depósito de sedimentos fluviais e dos manguezais, as marés e a salinidade da água.
Ou seja, quanto mais água do Rio João de Tiba, mais castanho e doce é o mar, e quanto menos depósito fluvial, mais esverdeado e salgado.
E mesmo em Cabrália, é possível contemplar as águas multicolores. Basta avançar “alguns passos” para chegar a um córrego menor (dez quilômetros da Ponta de Santo André), onde as águas mais transparentes e azuis emolduram uma extensão do paraíso baiano: Guaiú.
Definitivamente, é uma pintura divina, uma obra que precisa ser experenciada, devido aos coqueirais e à extensa faixa de areia que se forma na baixa da maré.
Uma praia perfeita para fugir do burburinho das praias mais badaladas da região. A Praia do Guaiú, em Santa Cruz Cabrália, é uma vila de pescadores pouco conhecida até mesmo pela população local, cujo ponto forte é a gastronomia.
Simplicidade é uma marca forte, mas de extremo bom gosto, em razão de os nativos tornarem-na parte do seu cotidiano, um verdadeiro atrativo para o turista. O que completa com o cenário: uma belíssima praia de areias brancas e águas tranquilas e mornas.
O ponto alto do vilarejo: campeonato que o movimenta
A Praia do 7 a 1 tem entre os turistas estrangeiros seus maiores visitantes. Muito se deve aos atrativos: datas comemorativas, feriados e eventos anuais, como o Festival da Lagosta e o Torneio de Pesca do Marlim-azul, organizado pelo Yacht Clube da Bahia (YCB).
Na etapa da vila, por exemplo, a competição de pesca esportiva, de representação mundial, reúne equipe técnica, pescadores e entusiastas, que se hospedam, movimentando a economia da região, além de atracar suas lanchas à beira do rio que encontra o mar. Esse evento é reconhecido pelo Ministério do Turismo.
Atrativos para vir e ficar: mirante e sabores divinos
Bem próximo à Ponta de Santo Antônio, você tem a oportunidade de admirar a vista do mirante que leva o nome do padroeiro. Ali o acesso é feito apenas de carro, e vale muito a pena: dali você contempla a praia e o rio (ambos levam o nome do milagroso casamenteiro).
A 6km dali, os aromas ficam por conta da Barraca Santuário, na Praia da Boboca, onde suas papilas gustativas explodem com os sabores da moqueca de peixe.
Sem contar que, na lindíssima Praia de Guaiú, o restaurante Maria Nilza é o ponto alto da vizinha Praia do Guaiú. Cercado por um jardim de bromélias e com uma carinhosa anfitriã, o restaurante oferece pastéis de siri, o inigualável arroz de polvo e catado de siri.
Esse é um destino que, definitivamente, merece uma hospedagem à altura
Entre seus encantos, a cidade abriga, ainda, hotéis com vistas deslumbrantes à beira-mar. O Sueds Hotels, por exemplo, oferece há 20 anos experiências inesquecíveis aos seus hóspedes e clientes.
Em Santa Cruz Cabrália, hospede-se no Sueds Cabrália, sinônimo de conforto de encantar os olhos.
Esse belíssimo hotel fica em frente à Praia dos Lençóis, uma das praias mais bonitas de toda a região. O hotel oferece piscina ao ar livre, área de churrasco, restaurante, dentre outras comodidades. E está a poucos quilômetros dos pontos turísticos de Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda.
Entre as vantagens dessa hospedagem de encantar os olhos, estão:
- Localização edênica: é cercado por um mar de águas cristalinas, que é protegido por recifes e vegetação da Mata Atlântica.
- Localização privilegiada: 9 minutos de carro da Praia de Coroa Vermelha; 2,4km da Praia de Apuã; 18km do Memorial do Descobrimento; a 20,5km do Centro Cultural de Porto Seguro
- Piscina (adulto e infantil)
- Bar na piscina
- Salão de jogos
- Refeição inclusa na diária (café da manhã, meia pensão ou pensão completa)
Gostou, né? Então, ouça o canto da sereia que te chama para a Bahia, a gente te espera! Um cheiro e muito axé.
Leia mais em nosso blog.
Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.