Trancoso figura entre as 7 maravilhas do Sul da Bahia. E mesmo que você considere pretensiosa essa afirmação, basta uma visita para que a sua opinião ecoe a nossa.
Vir a Trancoso significa experimentar a vida sem pressa: o clima, as paisagens, a sua conexão com a natureza e com as novas sensações que serão vivenciadas por aqui.
Embarque nesse destino e viva o melhor da Bahia.
O charme de Trancoso
Chegando a Trancoso, o primeiro lugar de parada é a praça mais charmosa da Bahia, o Quadrado.
Sim, o Quadrado é uma das praças mais charmosas do Brasil, as cores das casinhas, por exemplo, oferecem um charme à natureza que a rodeia, você sentirá como se estivesse caminhando em um belíssimo cenário cinematográfico, sem contar a igreja, com um quê todo especial.
Lembre-se de reservar alguns dias para conhecê-lo, afinal, você terá de incluir, em seu roteiro, dois exuberantes vilarejos: Caraíva e Ponta do Corumbau, uma praia que congrega sossego e beleza, isso porque aqui não há sinal de celular.
Mas se existe um lugar que define Trancoso, Quadrado, definitivamente, representa toda a sua história. Trata-se de uma aldeia fundada pelos jesuítas em 1586, chamada de São João Batista dos Índios, em que havia 50 casas e 500 habitantes (e todos índios).
Séculos depois, foi escolhido como pelos hippies, que ocuparam algumas das casas vazias do Quadrado. A chegada da eletricidade ao lugar, em 1982, foi o passo para que turistas começassem a desembarcar por lá na década de 1990.
A simplicidade do Quadrado é que o torna tão peculiar, isso porque a vida segue seu curso ali: pessoas conversam na pracinha, outras andam de bicicleta, crianças jogam bola, histórias de tantas pessoas que viveram desde a chegada dos jesuítas…
Aqui, definitivamente, você cai de amores pelo Quadrado, sobretudo, depois do anoitecer, quando os restaurantes charmosos do vilarejo, sob as árvores, ganham luz especial e um cenário perfeito para um jantar romântico.
O charme de Trancoso elevado a máxima potência
Vir à Bahia significa se espraiar pelo litoral mais sedutor do Brasil. E em Trancoso não seria diferente. Entre suas falésias, piscinas naturais, águas tranquilas e transparentes, vastidão de coqueirais, longas faixas de areias quase desertas para você se conectar e viver o melhor da Bahia.
Praia dos Nativos
Congrega uma boa sinergia entre popular e refinado, já que há quiosques mais simples dividindo espaço com pousadas elegantíssimas, além das festas mais badaladas.
A diversidade na gastronomia à beira-mar e as ofertas de hospedagem são um convite para ficar nessa bela praia.
Na Praia dos Nativos, você terá a oportunidade de contemplar uma visão única do encontro do rio com o mar, ou seja, uma deliciosa piscina de água doce oferece uma oportunidade de dar frescor para o corpo e a alma.
Praia dos Coqueiros
Ela é a queridinha entre os visitantes de Trancoso e também oferece sossego e sabores inigualáveis, entre seus vários quiosques, para quem busca tranquilidade em uma praia quase deserta.
A partir do Quadrado, você poderá chegar a ela a pé em uma caminhada de 10 minutos, mas há opções de mototáxi, carro, bicicleta, quadriciclo… Vale tudo para visitá-la.
Nessa praia quem manda é a maré, por isso, a depender do horário de chegada, o mar estará calmo e bem raso, como uma piscina. Na maré alta, o mar avança até os quiosques.
E mesmo sendo quase deserta, não é preciso abrir mais de infraestrutura, boa comida e trilha sonora.
Praia do Rio da Barra
Já a Praia do Rio da Barra é mais isolada e perfeita para quem quer fugir do agito e da badalação. Esse é um verdadeiro paraíso a céu aberto em Trancoso. Essa bela praia fica entre a Praia dos Nativos e a de Taípe (Arraial d’Ajuda) e é cercada por falésias exuberantes em tons de bege, rosa, vermelho e ocre.
A sua faixa de areia clarinha e fina é, absolutamente, um convite para uma caminhada, enquanto se vislumbra o mar, que, na maré baixa, oferece piscinas naturais e a foz do Rio da Barra.
E é quase deserta, não espera por infraestrutura aqui. O que vale mesmo é a caminhada à beira-mar entre Trancoso e Arraial d’Ajuda.
Praia de Taípe
Mesmo sendo próxima a Trancoso, a Praia de Taípe faz parte do distrito de Arraial d’Ajuda. E parece um enigma definir onde ela começa e termina, embora seja tão insignificante dada a sua beleza e seus atrativos naturais.
Suas falésias proporcionam uma paisagem indescritível, algumas chegam a quase cinquenta metros de altura, sendo cercada pela vegetação nativa e os coqueiros tão próprios da região. Paisagem que se estende ao mar verzul. E é impossível pôr os pés aqui e não se apaixonar.
Aqui você encontrará alguns quiosques e pode aproveitar uma deliciosa água de coco enquanto contempla o horizonte infinito do mar sobre uma rede.
Praia Barra do Rio dos Frades
Outra beleza de encantar os olhos, a Praia Barra do Rio dos Frades pertence a uma região de proteção ambiental.
O visual aqui encanta os visitantes no encontro do mar com o Rio dos Frades, que forma um lindo manguezal. Aqui você poderá escolher entre um banho de mar ou de rio. Você só consegue chegar ao Rio Frades a pé ou de quadriciclo, especialmente, durante a maré baixa. E é um passeio que precisa estar no seu roteiro.
Praia do Espelho
Essa não pode faltar no seu roteiro, já que é a favorita entre os visitantes. O cenário da Praia do Espelho é capaz de tirar a sua voz, dado o encanto de duas piscinas naturais, as falésias em tons de rosa, bege e ocre, os coqueirais e o rio que se encontra com o mar.
A dica é visitá-la durante a maré baixa, de preferência, na lua nova e cheia, quando ela tem variação e as piscinas ficam mais deslumbrantes.
Não deixe de conhecer
O Sul da Bahia é encantador e é preciso elaborar um roteiro que contemple Arraial d’Ajuda, Corumbau e Caraíva, além de Trancoso. Mergulhe nos vilarejos em seu clima bucólico e agradável. As praias dos três locais são imperdíveis e cada uma oferece um encanto diferente.
Arraial d’Ajuda, por exemplo, é mais badalada, cheia de turistas, animação e momentos inesquecíveis de diversão. Caraíva, por outro lado, oferece um ar charmoso e um clima mais rústico e o visitante aprende a desacelerar.
Corumbau se apresenta como uma vila bem tradicional de pescadores com pouca influência do turismo e você se sente “em casa” e na paz do seu lar doce lar.
E lembre-se de levar um pedacinho da Bahia comprando nosso artesanato local, assim como mergulhar na gastronomia, nas decorações tão peculiares das pousadas e dos restaurantes.
Só aqui você irá encontrar almofadas com motivos da igrejinha local, peças de todas as cores nas lojinhas do Quadrado, além das roupas, acessórios e motivos para levar um pedacinho de Trancoso para sua casa.
Viva o melhor da Bahia no Sul da Bahia.
Vir para cá é se maravilhar e para escolher o pacote que combina com seu perfil de viajante, é bom contar com um hotel especialista no destino, hospede-se na rede de hotéis Sueds Hotels e volte sempre para o destino que congrega beleza, saudade e o melhor lugar para que a sua estada seja, definitivamente, uma tatuagem na alma.
Leia mais em nosso blog.
Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.