Amigo, traz o cardápio! Parceiro, mestre, ô…, moço, garçom! E tantas outras variações para o serviço que a gente (e nosso estômago, é claro) mais gosta. Aqui na Bahia, por exemplo, você pode se apropriar de “meu rei” e apreciar a indecisão de escolher as delícias da Gastronomia Baiana.
Dos aromas, a lista é muito olfativa: azeite de dendê, leite de coco, pimenta e muitos frutos do mar. Esses são alguns ingredientes da culinária baiana, e que conquistam visitantes e ficantes.
Em Porto Seguro, não é diferente, já que a gastronomia daqui é um atrativo, com texturas, misturas e sabores inigualáveis da Gastronomia Baiana.
Se aprochegue e saboreie este conteúdo!
Moqueca baiana
No prato principal, a moqueca é um destaque que salta aos olhos. Os ingredientes dessa delícia são bem diferentes da versão capixaba. Ela carrega os sabores inigualáveis da tropicalidade nativa: azeite de dendê, leite de coco e pimentão.
A proteína mais comum é o peixe. Isso não significa que você não encontre camarão, siri e outros frutos do mar (a gente salivou também).
Esquina do Mundo
Na famosa Passarela do Álcool, onde os sabores da gastronomia exalam seu perfume, você encontra o restaurante Esquina do Mundo sucesso da Gastronomia Baiana.
Esse, sem sombra de dúvida, é especialista em frutos do mar, exatamente por isso, ganha muitas estrelas pela moqueca saborosíssima. Outra dica saborosa do menu é a lagosta.
Depois de horas turistando, suas pupilas gustativas esperam por essas delícias. Está de braços abertos pra te receber todos os dias, das 11h30 à meia-noite. E se tiver sorte, curte música ao vivo.
Acarajé
Ah, meu rei, essa iguaria tão típica da Bahia, com influência africana, faz parte do cardápio da comida de rua. Saboreie sem moderação!
Na África, o acarajé é conhecido como akara (bolo de fogo) e jé, tem o sentido de comer. Trata-se de um bolinho, com massa feita de feijão-fradinho (conhecido também como feijão-de-corda), cebola e sal, frito em azeite de dendê. Delícia, né? E fica melhor ainda quando recheado com camarão e vatapá, outro prato típico daqui.
Aqui o quente é fervendo, afinal, todo bom baiano é fã de pimenta, então a versão quente é caprichada na pimenta, bem a gosto do Scooby e do Salsicha.
Então, se você é do tipo que foge de emoções, a dica é pedir a versão do acarajé frio, ok?
Acarajé Gourmet
No mesmo batlocal (a Passarela do Álcool), você (e seu estômago, é claro) precisa conhecer Acarajé Gourmet. Entre os destaques do cardápio, você precisa arrumar espaço para os deliciosos drinques, a moqueca, a tapioca e o peixe grelhado.
A dica aqui é pedir a porção happy hour com 8 mini acarajés da casa, sabores tradicionais com camarão e siri, bacalhau e duas opções veganas.
Está sempre disponível (sim, todos os dias!), das 16h30 às 23h.
Acarajé da Jaque
Durante a sua estadia, a gente recomenda também provar o acarajé do quiosque Acarajé da Jaque, aqui o recheio tão generoso quando prato feito pela vó.
A porção com 12 mini acarajés recheados com vatapá, camarão, caruru, salada e pimenta para montar são imperdíveis. Ou pedir um individual e saborear em uma versão bem crocante, ou direto no prato.
Você encontra o quiosque da Jaque no centro de Porto Seguro de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h. E aos sábados e domingos em Coroa Vermelha, das 11h às 18h.
Frutos do mar
No litoral é impossível não provar os frutos do mar. Pra quem não resiste aos pescados, Porto Seguro é o destino da Gastronomia Baiana!
Recanto do Sossego
À beira-mar, os melhores sabores. O Recanto do Sossego, por exemplo, se aconchega, muito bem obrigado, na praia do Mutá, com uma mistura de sabores inigualáveis da gastronomia italiana e brasileira. As massas caseiras com frutos do mar são tão irresistíveis quando o bom atendimento e espaço aconchegante.
Camarão? Ok! Há várias combinações com diferentes molhos e preparos para agradar seu paladar, como o Spaghetti All’ Arrabiata e as opções de pizza. E agrada também os veganos, vegetarianos e quem prefere opções sem glúten.
Gallo
No coração de Porto Seguro, bem no centro, você precisa conhecer o restaurante Gallo, um dos favoritos para frutos do mar!
No roteiro dos sabores, inclua o caranguejo guaiamum, com sabor incomparável, por ser levemente adocicado. Embora você não o encontre sempre, já que eles respeitam as restrições para a pesca e consumo, em virtude do risco de extinção.
A casquinha de siri é outra delícia que dá um destaque todo especial à casa, sem contar o inesquecível filé de peixe à Bonifeme, com molho branco e camarão-sete-barbas e a lagosta grelhada. (ah! Ouvi daqui o estômago reclamar!)
Alô, vegetarianos, aqui você pode vir tranquilo, assim como os que fogem do glúten, sem contar que a criança curte o menu infantil e o espaço kids.
Ele te espera sempre de segunda a sábado, das 12h às 23h, e aos domingos, das 12h às 20h.
Tia Nenzinha
Queremos camarão. E não Tia Nenzinha, nunca falta um delicioso bobó de camarão. Há quem diga que é o melhor do mundo. Bora lá experimentar a Gastronomia Baiana?
Basta chegar à Passarela do Álcool e escolher uma das mesas ao ar livre. Por aqui, o amor é certo, já que é um dos mais tradicionais da cidade: comida caseira, bom preço e atendimento no modo baiano de ser.
Drink Capeta
Esse é o mais famoso de Porto Seguro. A composição poderosa tem vodca, canela em pó, suco de abacaxi, leite condensado, guaraná em pó e achocolatado. E você encontra versões com mel ou xarope de guaraná em vez do pó.
Um dos endereços para encontrá-lo é a barraca Capeta da Galega, na Passarela do Álcool. Ambiente simples, com tradição de mais de 10 anos oferece coquetéis, sidras, vitaminas, drinques, energéticos, vodcas, runs e licores.
Basta chegar a qualquer dia das 16h às 23h.
Barraca da Help
Uma opção bem simpática é a Barraca da Help, com bebidas muito saborosas, incrementadas com a simpatia da Help.
O cardápio é bem criativo e com combinações diferentes bem ali na Passarela do Álcool, onde funciona das 17h às 23h.
O que é que a Bahia tem?
Vatapá
O casamento perfeito aqui fica por conta do vatapá e do acarajé, uma combinação tipicamente da Gastronomia Baiana.
A textura cremosa do vatapá é irresistível: leite de coco, azeite de dendê, farinha de mandioca, castanha-de-caju, camarão seco, amendoim e muitos temperos.
Caruru
Com ele, completamos o triângulo amoroso da Bahia: acarajé + vatapá + caruru. Sim, você tem de provar!
Entre seus ingredientes: quiabo, azeite de dendê, camarão seco, castanha-de-caju, amendoim, gengibre e temperos (alô, Jacquin). É um companheiro muito agradável para vários pratos baianos.
Feijoada
Amamos a feijoada! A gente acha que até mais do que paulistas e cariocas. A feijuca da Bahia tem algumas particularidades.
Como o feijão-fradinho, o tempero mais acentuado (aqui é quente, meu rei!), com cebola, alho, pimenta-do-reino, extrato de tomate e louro. O plus fica por conta da farinha de mandioca, acompanhante inseparável.
Sarapatel
Sarapatel = Bahia. Na receita, você encontra miúdos de porco, às vezes, junto com o de cabrito e o de borrego. O tempero é acentuado, com hortelã, pimenta-do-reino e limão, tomate, pimentão e cebola.
Cocada
Minha terra tem palmeiras, tem coqueiros e muito sabor! E jamais poderia faltar o ingrediente com a cara do Brasil: o coco, de onde a gente cria as cocadas mais saborosas do País.
Na versão original, a famosa cocada leva apenas açúcar, água e coco ralado, claro. Embora houvesse duas singelas versões, a branca e a morena (com coco queimado), o brasileiro foi lá e incrementou com outras delícias como frutas e leite condensado. Prove, ok?
Mercado Municipal
É no meio da gente que você descobre a gastronomia original de Porto Seguro. Então, vá ao Mercado Municipal, onde você encontrará: frutas da região, como caju, umbu, manga e licuri.
Aproveite para comer pratos típicos e comprar as suas lembrancinhas da viagem.
Fique atento que o mercado abre apenas dois dias da semana: na quinta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 5h às 18h. Marque no roteiro!
Passarela do Descobrimento
Passarela do Descobrimento = Porto Seguro! Assim como as belezas indescritíveis da natureza, do cenário que torna o lugar apaixonante com direito a bis.
É ali que tudo acontece e você precisa conhecer, voltar, provar, comprar, degustar, comprar, voltar (opa! Já foi). Mas vale o replay, sempre vale!
Malas prontas? Definitivamente, venha para Porto Seguro e se deixe envolver pela magia do marco zero da história de encantos do Brasil.
E siga nosso conselho: venha para Porto Seguro e deixe a alma mais leve.
E para que a sua estadia em Porto Seguro seja, absolutamente, inesquecível, hospede-se na rede de hotéis Sueds Hotels e volte sempre para o destino que congrega beleza, saudade e o melhor lugar para que a sua estada seja, definitivamente, uma tatuagem na alma.
Leia mais em nosso blog.
Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.