Outubro se veste de rosa pela saúde da mulher - Sueds Hotels

Outubro se veste de rosa pela saúde da mulher

O Outubro Rosa se consagrou como uma campanha anual realizada mundialmente, cujo propósito é alertar a sociedade do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mobilização, no Brasil desde 2002, empenha-se, em um tripé: disseminar dados preventivos, mostrar a urgência de um olhar atento para a saúde e a luta por direitos, como: atendimento médico e o suporte emocional, o que garante um tratamento de qualidade.

Ao longo de todo o mês, uma infinidade de instituições se mobiliza e aborda o tema para encorar mulheres a realizar seus exames preventivos. O apoio efetivo de muitas dessas instituições se materializa na disponibilização gratuita de exames e educação.

Tais iniciativas são imprescindíveis para a prevenção, isso porque, nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A prevenção é a arma mais eficaz, por isso a importância da mamografia

De acordo com o Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, uma vez que 95% dos casos identificados, em estágio inicial, têm possibilidade de cura.

A mamografia, portanto, é fundamental e uma aliada poderosa para a vida da mulher, dado que é o principal método para detectar a doença.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias, que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram realizadas.

Essa redução acentuada da procura pelo exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Onde tudo começou

O movimento em prol da vida teve início em 1990 em um evento chamado Corrida pela cura em Nova York, o intuito era arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento acontecia sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. Dado o crescimento da iniciativa, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até que se espalhou pelo mundo.

Aqui no Brasil, o primeiro evento aconteceu em 2002 no Parque Ibirapuera (São Paulo) com a iluminação cor-de-rosa, tão significativa, do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Em um efeito bastante positivo, a partir de 2008, com iniciativas cada vez mais frequentes, diversas instituições, relacionadas ao câncer, começaram a iluminar prédios e monumentos para simbolizar e transmitir a mensagem: a prevenção é necessária e salva vidas.

Quer saber mais sobre prevenção de câncer de mama e do útero? Acesse: mulherconsciente.com.br e com você a #LaçosQueAbraçam!

O Sueds Hotels apoia essa campanha pela vida! #orgulhorosa