Adivinha o que tem para o jantar? Essa frase até suscita uma saudade da infância quando a casa exalava e era contagiada pelos sons e aromas vindos da cozinha. Isso porque sabor é uma memória afetiva.
E quem disse que em viagens não funciona da mesma forma? Levanta a mão se você não tem, nas lembranças de viagens, os aromas do lugar, o prato em que se saboreou a primeira e inesquecível garfada e seu cérebro teve uma explosão de felicidade.
Os nossos sentidos captam tudo do lugar, mas nada é mais inesquecível que um novo sabor. É ou não é?
Essa é uma verdade tão incontestável quanto a de que o Sul da Bahia é deslumbrante e pulsa exuberância, vida e belezas nunca vistas.
Imagine que está em uma caminhada na encantadora vila litorânea Caraíva e seu olfato é atraído pelo aroma tão característico dessa região: peixes e frutos do mar e você, encantado, segue nesse encantamento até um cardápio tão rico e que atende a todos os paladares.
Esse distrito aconchegante de Porto Seguro recebe visitantes de todo o Brasil e do mundo, e é claro que a culinária local está na lista das atrações.
Simbora degustar este conteúdo sem moderação.
Os sabores que te chamam
Essa vila tão aconchegante é banhada pelo Rio Caraíva, afluente que deságua diretamente no mar. E esse encontro memorável é um brinde para você ampliar as opções para mergulhar na gastronomia.
E se conhece pelo local: restaurantes à beira-mar ou à beira-rio. Ainda que o prato tenha o mesmo sabor, você será invadido por um mar ou um rio de sensações.
Guarde este nome: rua Sete de Setembro, a parte ribeirinha do distrito, local em que você encontra boa parte dos restaurantes e da culinária tão característica do litoral da Bahia.
Caraíva é o destino de praia de quem gosta mesmo de locais rústicos, já que o distrito se propõe a se manter um refúgio natural. Parceiro do meio ambiente? Apoie a coleta seletiva do vilarejo, comprando apenas garrafas de cerveja e bebidas de 600 mL (retornáveis) e em lata.
O fato é que desde 2017 a vila está firme na campanha para eliminar a venda e o consumo de bebidas engarrafadas do modelo long neck. Por que? Esse material dificulta o trajeto em razão do peso, uma vez que é feito em carroças e por ruas de areia para carregar o lixo até o rio. E de lá segue até o destino final de barco.
Agora caminhando pela Rua Sete de Setembro, conheça as opções de restaurantes.
Boteco do Pará
A primeira opção tem o melhor pastel frito de Caraíva: Boteco do Pará. Sendo um clássico do local, cujo espaço rústico sob as amendoeiras oferece mesinhas de madeira cravadas na areia.
Enquanto você degusta os sabores locais, é tocado pela brisa fresca vinda do mar. A fama do Boteco do Pará vem em razão da massa leve, sequinha e crocante, recheada com diversos sabores.
A dica aqui é provar o pastel de arraia e de camarão, acompanhado de uma gelada. Há, ainda, o arroz de polvo, a moqueca baiana com pirão, bobó de camarão e filés de peixes da região, como sororoca, ariacó e bejupirá.
Para petiscar à beira-rio, há isca de peixe, camarão frito e casquinha de siri. E para refrescar, experimente as bebidas adocicadas com as frutas do Norte e Nordeste brasileiros: gin Arapuru (à base de frozen de caju e limão); as refrescantes caipirinhas de seriguela e de cupuaçu.
Por ali, você encontra também uma lojinha com opções de produtos artesanais, como bolsas, panos de prato, pimenta e muito mais.
Ali no coração de Caraíva o Boteco do Pará te espera de terça a domingo, das 11h às 19h.
Culinária Central
Se você procura por um restaurante especialista em frutos do mar, o nome é Culinária Central. O Prato do Chef é um verdadeiro sucesso: uma tábua mista de lagosta, camarão, lula em anéis, tentáculos de polvo e filé de peixe.
Embora a moqueca mista e a lagosta gratinada não deixem a desejar. A cozinha agrada a todos, tanto que há pratos veganos e vegetarianos, como o arroz da terra à base de legumes e cogumelos salteados ao leite de coco, nozes e gergelim.
Outra pedida é a moqueca de banana-da-terra, à base de azeite de dendê e leite de coco, enriquecida com mix de legumes. E ele te espera sempre das 12h às 22h.
Canto da Duca
O Canto da Duca é, sem dúvida, um dos restaurantes mais icônicos de Caraíva. O restaurante leva esse nome como uma homenagem a uma das moradoras mais famosas e longevas do vilarejo: a gaúcha de Herval, dona Duca, que chegou, ao lado da amiga Lua, à comunidade na década de 1980.
É um prato cheio para quem procura refeições leves, em especial, as veganas e vegetarianas. A opção mais famosa é o doce Nega Maluca, uma sobremesa de cajuzinho com banana e sorvete de chocolate, muito famosa na região.
A saborosa cozinha é assinada pela Duca, que oferece pães integrais, manteiga vegana, geleia de cravo e canela, pasta de creme de amendoim.
E se você aprecia uma boa prosa, saborear uma boa comida e muita história, pode apreciar o ateliê da dona Duca. Aos 86 anos, a artista trabalha com a reutilização de materiais, como instrumentos musicais, galões de água e embalagens.
A dona Duca te espera, na rua da Praia em frente ao mar, para o café da manhã e o almoço das 7h às 13h30.
Cachaçaria Caraíva
Muito mais que a branquinha, a genuína bebida brasileira com a marca de Caraíva, a Cachaçaria Caraíva oferece um drinque que mistura cachaça, mate, mel e limão.
E você pode harmonizar uma dose da Caraíva com o spagheti do mar, principal prato da casa, um casamento entre camarão, polvo, tomate fresco, manjericão e raspas de limão. Ou o irresistível torresmo para saborear com a caninha.
Ele te espera sempre nas noites quentes na rua dos Navegantes das 18h às 23h com diversas atrações musicais: do samba ao forró.
Bar da Praia
Sabores pé na areia, essa certamente é a apresentação devida ao Bar da Praia, em que você se espraia com o pé na areia à beira-mar e saboreia drinques deliciosos.
Aqui você encontra os pratos tradicionais da região, por exemplo, a tábua da praia (ceviche, lula, isca de peixe e camarão salteado). Não deixe de provar o prato do chef.
Anexo à Pousada Casa da Praia, atende no formato day use com consumação à beira-mar. Ou seja, você tem acesso à piscina com hidromassagem, água de coco e todo o conforto que a infraestrutura do Bar da Praia oferece.
A 400 metros da travessia, na rua Sete de Setembro, ele te espera de segunda a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos até as 18h.
Auê Grill
Saudade da metrópole? O Auê Grill é uma opção para quem não consegue viver sem as refeições fast food.
Aqui você consegue variar o cardápio e descansar dos almoços ou jantares tradicionais pra mergulhar nos hambúrgueres, hot dogs, batata frita, sorvetes e milk shakes.
O Auê Grill é uma casinha bem aconchegante com móveis de madeira, que está de portas abertas na rua da Lagoa, dentro do Maré Café das 16h às 23h.
Tapiocaria da Paty
No imaginário coletivo, a tapioca e o acarajé são dois dos pratos nordestinos mais tradicionais. E é claro que não poderia faltar em Caraíva, onde você se delicia com as opções tradicionais.
Cada tapioca carrega o nome de uma pessoa. E a Tapioca Da Paty é a mais famosa: carne seca, manjericão, rúcula e molho de berinjela. Sem contar as opções doces Nutella, morango, banana com canela etc. etc.
Já o irresistível acarajé é à base de vatapá, caruru e camarão. Além das opções veganas e vegetarianas sem o fruto do mar.
Por aqui, você saboreia a sua tapioca entre as mesinhas na rua da Estação em frente ao Rio Caraíva das 13h à meia-noite.
Malas prontas? Definitivamente, venha para Porto Seguro e se deixe envolver pela magia do marco zero da história de encantos do Brasil.
E siga nosso conselho: venha para Porto Seguro e deixe a alma mais leve.
Leia mais em nosso blog.
Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.