Quem não conhece “No Tabuleiro da Baiana”, um clássico de Ari Barroso, de 1936, imortalizado na voz de Carmem Miranda e Luís Barbosa? A canção refere-se a uma das principais figuras típicas de Salvador: a baiana, que vendia seus quitutes nas ruas da capital, esbanjando graça em seus trajes típicos, garantindo o seu sustento e mantendo vivas as tradições culinárias de origem africana. Hoje, as baianas estão espalhadas por quase todas as cidades da Bahia e, Porto Seguro, não é diferente.
E é pensando nisso que iniciamos hoje uma série aqui no blog, onde toda semana, traremos uma iguaria presente no Tabuleiro da Baiana. Além de contar a história de cada quitute, vamos trazer sua receita, para que você possa reproduzi-la na sua casa, matando um pouquinho a saudade da Bahia e despertando em você aquela vontade quase incontrolável de voltar à nossa terra, para viver a experiência única de sentar ao lado da baiana e ouvir suas deliciosas estórias enquanto se delicia que os mais variados e deliciosos quitutes.
Vamos começar com o Abará?
Muito parecido com o Acarajé, embora bem menos conhecido, o Abará é um dos pratos mais tradicionais da culinária baiana. Esta iguaria, que também faz parte dos rituais do candomblé e tem a mesma massa do Acarajé, se difere do seu “primo” famoso, pelo fato de ser cozido, enquanto o Acarajé é frito no azeite de dendê. – no caso do Abará, o dendê é incorporado à massa antes do seu cozimento – e pela presença de pó de camarão seco. Essa massa é envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira, que são cozidos no vapor, em banho-maria. Após o cozimento, o Abará é servido na própria folha da bananeira.
Ingredientes
• 1 kg de feijão fradinho demolhado por 1 noite;
• 100 gramas de camarão seco moído;
• 100 gramas de cebola ralada;
• 100 gramas de amendoim e castanha de caju torrados e moídos (fundo misto);
• 250 ml de azeite de dendê;
• ½ colher de chá de gengibre ralado;
• folhas de bananeira;
Modo de preparo
Para fazer esta receita de abará passo a passo comece por lavar bem o feijão: coloque-o em uma vasilha grande com água, remexa e tire com uma peneira as cascas que se soltarem. Escorra o feijão e repita até a água sair limpa.
Em seguida bata o feijão no moinho, para transformar em purê, depois bata com uma colher de pau até a massa ficar leve e volumosa.
Dica: Também pode bater no liquidificador, adicionando um pouco de água.
Acrescente o camarão moído, a cebola, o fundo misto e o gengibre. Misture, adicione azeite de dendê e envolva tudo para obter uma massa homogênea e amarela.
O passo seguinte do abará é passar as folhas de banana no fogo, para que fiquem mais flexíveis. Depois enrole porções da massa anterior nas folhas, como se fosse uma pamonha e cozinhe no vapor ou em banho-maria, por 40 minutos.
Dica: Se cozinhar o abará no vapor, cubra com aparas da folha da bananeira, que ajuda a reter o vapor e a deixar o abará mais úmido.
Após o passo anterior, seu abará está pronto! Sirva quente ou frio, puro ou acompanhado de molho de pimenta, camarão seco, caruru, vatapá, caruru e salada de tomate verde simples.
Leia mais porque Porto Seguro é um lugar mágico em nosso blog.
Faça já sua reserva.