Novembro Azul: é hora de falar sobre a saúde do homem - Sueds Hotels

Novembro Azul: é hora de falar sobre a saúde do homem

O propósito do Novembro Azul é promover ações que estimulem a população masculina a dar mais atenção à saúde, além de conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata.

A pandemia da Covid-19 mostrou a importância de se falar sobre os cuidados com a saúde, em especial, temas que acometem, especificamente, homens e mulheres, a exemplo do Outubro Rosa.

Tanto que a visão da população masculina quanto à própria saúde está se transformando. Isso porque, de modo geral, os homens jamais levaram o autocuidado tão a sério, tendo negligenciado por muito tempo o acompanhamento médico para a prevenção de doenças.

Esse cenário tem mudado graças às campanhas de conscientização, que tratam de esclarecer a necessidade de priorizar a saúde masculina, além de sensibilizar sobre temas muito relevantes, como o câncer de próstata.

Entre os homens, o câncer de próstata é o mais comum, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, segundo o INCA. Só em 2020, foram 65.840 novos casos da doença, sendo que foi fatal para 15.576 homens. Por ser uma doença mais comum entre os mais velhos, 75% dos casos no mundo acomete homens na faixa etária acima dos 65 anos.

Por se tratar de um tema muito sério, ganhou mais visibilidade, sobretudo, em novembro, quando acontece a campanha mundial de conscientização, o Novembro Azul.

A força desse movimento começou em 1999 na Austrália, graças a um grupo de amigos que decidiu deixar o bigode crescer para chamar atenção para o cuidado com a saúde masculina. Para tanto, o grupo promovia ações e tudo que arrecadava era doado para instituições de caridade.

O movimento foi um sucesso, tanto que, em 2004, foi criada a Movember Foundation Charity. O termo é a junção de moustache (bigode) com november (novembro). A campanha promove, ainda, o No Shave November, que, em tradução literal, significa Novembro Sem Barbear. Exatamente por isso, o bigode, aliado à cor azul, ficou marcado como símbolo da campanha.

Em solo brasileiro, o responsável pela campanha é o Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a SBU. E a cada ano o movimento tem atraído mais adeptos e segue vencendo o preconceito com o exame de toque, o qual sempre foi alvo de preconceito pelo público masculino.

Lembrando que mesmo durante o período de distanciamento social, os homens não devem descuidar da saúde. O conselho, portanto, é realizar exames preventivos e jamais interromper tratamentos.

Prevenção do câncer de próstata

Durante a campanha Novembro Azul, é preciso conscientizar-se sobre os perigos do câncer de próstata, já que acomete cerca de 65 mil homens por ano.

Trata-se de uma doença que se desenvolve silenciosamente, de forma geral, não apresenta sintomas. Ainda assim, recomenda-se que homens, a partir dos 50 anos, sem fatores de risco, ou a partir dos 45 anos, se tiver algum fator de risco, devem se consultar com um médico urologista e realizar exames preventivos regularmente.

Os exames de rotina não doem, uma vez que é um toque retal, sendo a maneira que o urologista consegue avaliar se existem alterações na próstata, como a presença de nódulos ou endurecimento, além do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), que tem a finalidade de medir a concentração dessa proteína, que, aumentada, leva à suspeita da doença.

Dependendo do caso, o médico pode solicitar outros exames, como ultrassom e biópsias para conseguir analisar fragmentos da próstata. É preciso lembrar que, quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura.

Todas as ações de conscientização, promovidas pela campanha Novembro Azul, são essenciais para o combate ao câncer de próstata. Além disso, reforçam a atenção sobre os cuidados com a saúde do homem integralmente.

Vale destacar iniciativas como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, formulada pelo Ministério da Saúde para compreender a realidade singular do homem. Essa política leva em conta os contextos socioculturais e político-econômicos, mas também conscientiza acerca de outras doenças, como o câncer de estômago, de esôfago, de boca e faringe, que acometem muitos brasileiros.

Em um efeito bastante positivo, a partir de 2008, com iniciativas cada vez mais frequentes, diversas instituições, relacionadas ao câncer, começaram a iluminar prédios e monumentos para simbolizar e transmitir a mensagem: a prevenção é necessária e salva vidas.

Quer saber mais sobre prevenção de câncer de mama e do útero? Acesse: https://ladoaladopelavida.org.br/.

O Sueds Hotels apoia essa campanha pela vida! #novembroazul