Na última sexta-feira (20), foi ao ar, na TV Record Cabrália, a receita da famosa paella valenciana do Chef Enedino, que assina a cozinha do Sueds Plaza e do Sueds Beach Club, no programa que vai ao ar no programa Dica de Culinária.
E não é segredo para ninguém que a culinária baiana é feito coração de mãe: que agrega e abriga quem chega. À mesa baiana, todos os aromas e receitas são mais do que bem-vindos.
Basta lembrar que os primeiros a chegar aqui incorporam à terra tupiniquim os sabores da Península Ibérica, afinal, na história, por muito tempo Portugal e Espanha foram uma coisa só.
Fato que agracia nossos pratos e satisfaz com delícias inigualáveis a gastronomia brasileira, uma miscelânea de texturas, aromas, temperos e ingredientes.
Para aguçar as suas papilas gustativas, siga com a gente e aprenda a história e a receita secular que caiu nas graças dos brasileiros.
Mucho gusto, soy de España
Frutos do mar, tempero, arroz, verduras e uma senhora panela (a paellera), os ingredientes da famosa paella são de origem espanhola. Os primeiros registros são de 1513 (tão jovem quanto o Brasil), em Valência, sua terra natal.
E é daí que vem o nome valenciana para se referir à receita tradicional e do modo como era feita. Mas, na manhã da última sexta-feira, foi pelas mãos talentosas do Chef Enedino, um mestre das panelas há 28 anos, que o prato passou a ganhar ainda mais adeptos.
Definitivamente, único, o prato tem o poder de satisfazer a todos os paladares. O aroma atrai a quilômetros de distância, sem contar a robustez que seduz os paladares mais exigentes.
Um prato que aguça a partir de todos os sentidos, isso porque o visual, por exemplo, seduz os mais descrentes apreciados de frutos do mar, o paladar ganha um sabor encantador, dada a sua cremosidade, texturas e junção de uma miscelânea de ingredientes de sabores inigualáveis.
E com graça e ousadia, a paella cumpre o que promete: ser um prato farto que serve um grande número de pessoas com paladares dos mais diversos.
Uma paella valenciana como nenhuma outra
Simplicidade, esse é o “segredo” da paella servida para os hóspedes e visitantes do Sueds Plaza, afinal, a história do prato tem a ver com o prazer de cozinhar e servir uma grande parcela de pessoas.
As dicas de preparo são tão especiais quanto a explosão de sabores que a paella proporciona, especialmente, pelo chef Enedino, que, com toda simpatia e carinho, ensinou a receita da sua apetitosa culinária.
Para não perder nenhuma das dicas do nosso Chef, bora dar o play no vídeo e acompanhar o passo a passo.
Uma paella valenciana como nenhuma outra, não é? Agora vamos aos ingredientes para facilitar o preparo.
Paella Valenciana
Ingredientes
- 250g de arroz
- 200g de mexilhão
- 200g de filé de camarão VM
- 200g de camarão VG pré-cozido
- 200g de lula em anel
- 200g de polvo pré-cozido
- 150g de filé de dourado
- 200g de lombo suíno
- 150ml de vinho branco
- 100ml de azeite de oliva
- 2 lagostas pré-cozidas
- 1 tomate
- 1 cebola
- Pimentão sem pele (1 vermelho, 1 verde e 1 amarelo)
- 2 dentes de alho misturados com azeite
- Açafrão, páprica e sal a gosto
- Salsinha, cebolinha, alecrim e manjericão a gosto
- Caldo temperado (siga as dicas do Chef)
Fácil de preparar, né? Deu água na boca? Corra para o calendário, veja o próximo feriado e convide a família + os amigos para saborear.
Ou se prefere uma dica melhor: veja para Porto Seguro para se deixar seduzir pelo clima, pela gente e pela famosa paella do Chef Enedino no Sueds Plaza, da rede de hotéis mais aconchegante de Porto Seguro, um lugar que congrega beleza, encantos e o melhor lugar para que a sua estada seja, definitivamente, uma tatuagem na alma.
Leia mais em nosso blog.
Aproveite e confira aqui nossas ofertas.