Cidade Histórica de Porto Seguro: a página um da história do Brasil

Cidade Histórica de Porto Seguro: a página um da história do Brasil

No nosso último post, listamos as 7 maravilhas imperdíveis de Porto Seguro, isso porque gostamos demais de descrever cada detalhe das nossas belezas como poesia para você sempre querer voltar. E, é claro, para você que ainda não desembarcou na “estação primeira do Brasil”, o nosso melhor pedaço da Bahia.

E para acrescentar um tempero mágico e apresentar as belezas históricas daqui, preparamos este post para acompanhar você nessa viagem até o princípio da história da nossa Terra, de palmeiras e onde gorjeia o sabiá, o saí-canário e dança e encanta o tangará-príncipe.

Embarque nessa viagem e venha para Porto Seguro.

Porto Seguro é memória histórica e cultural

Do sol às paisagens, do ecoturismo às viagens a negócios, a primeira cidade do Brasil tem uma lista de atrativos para todos os públicos e idades. E desses espetáculos, o que desperta muitos “uau”, “nossa!”, “incrível” e aqueles segundos de boca aberta é o turismo histórico e cultural.

A Cidade Histórica de Porto Seguro é um roteiro que inspira o Zequinha que habita cada um de nós. Observando o casario remanescente, por exemplo, você faz uma viagem no tempo até a época de Pedro Álvares Cabral quando desembarcou por aqui.

Embora tenha chegado aqui em 22 de abril de 1500 (data lembrada apenas nas provas de história), somente em 1535 é que foi construído um vilarejo que virou a Cidade Histórica de Porto Seguro.

 

 

Este é o primeiro núcleo habitacional do Brasil, esse local emblemático abriga prédios bem imponentes e peças inestimáveis e muito valiosas datadas do século XVI. De fato, é um museu a céu aberto, já que tem uma geografia bastante privilegiada.

Em 1973, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e teve seu reconhecimento como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2000, isso porque é um espaço singular.

Para começar sua visita por esse belo museu natural, gaste uns bons minutos contemplando o Painel do Descobrimento, há um registro imperdível da cultura da época.

Siga até a Igreja de São Benedito, aprecie cada detalhe do interior dela, que mostrará a data de sua construção (1549) e as mãos que a erigiram (jesuítas). Ao lado, você verá as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil.

Vida e costumes

Para aprender sobre os usos e costumes da época da construção, observe os detalhes das 48 casinhas, que carregam traços fortes da arquitetura portuguesa: eira, beira e trigueira (que deram origem a um ditado popular “sem eira nem beira”), por exemplo.

Estas que detalham o telhado do imóvel de quão rica uma família era. Cada eira (camada) representava maior poder aquisitivo do dono da casa. Caso fosse pobre, não haveria camadas na cobertura do telhado.

Atualmente, essas casinhas são espaços reservados para lojas de roupas, artigos para a praia, artesanatos, bolsas e quitutes da região, como o famoso acarajé, cocadas, sem contar o chocolate artesanal, uma delícia, tipicamente, porto-segurense.

Arte, religião e outras belezas

Mais alguns passos adiante, você irá se deparar com a Igreja Nossa Senhora da Pena, a padroeira da cidade, cuja torre fora confeccionada em louça de Macau (porcelana chinesa muito comum na era colonial no Brasil, chamada também de louça da cidade), entrando nela, você observará as imagens sacras também da época (séculos XVI e XVII).

Ao lado da Igreja, fica o Museu de Porto Seguro, trata-se da antiga Câmara e cadeia daquele tempo. Nele há uma exposição para retratar a vida indígena anterior à chegada dos portugueses. É possível, por exemplo, observar os artefatos usados pelos indígenas, além de conhecer a sala utilizada como depósito e cadeia.

E a Bahia de todos os santos oferece ainda, em seu museu a céu aberto, a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, sendo construída no lugar de uma capela quinhentista, sua arquitetura do final do século XVIII, cuja fachada tem estilo barroco. É ela quem guarda a imagem de Nosso Senhor dos Bons Passos.

 

 

Já o Museu de Arte Sacra, abriga, sob suas paredes seculares, uma significativa coleção de peças e imagens raras, como a de São Francisco de Assis do século XVI, trazida por padres franciscanos para a primeira igreja erigida no Brasil, que ficava no Outeiro da Glória, do outro lado do Rio da Vila.

Mais alguns passos e você estará diante do Farol de Porto Seguro, em que se pode vislumbrar o mar de Porto Seguro por longos minutos. E é tanta beleza que aconselhamos “respire, não conte o tempo e deixe a alma ser absorvida pelo encantamento diante de seus olhos”.

E siga nosso conselho: venha para Porto Seguro e deixe a alma mais leve.

E para que a sua estadia em Porto Seguro seja, absolutamente, inesquecível, hospede-se na rede de hotéis Sueds Hotels e volte sempre para o destino que congrega beleza, saudade e o melhor lugar para que a sua estada seja, definitivamente, uma tatuagem na alma.

Agora que você já conhece a Cidade Histórica de Porto Seguro, leia mais em nosso blog e faça já sua reserva on-line clicando aqui.