Gastronomia de Trancoso: As delícias da terra e do mar - Sueds Hotels

As delícias da gastronomia de Trancoso da terra e do mar

Na Bahia, o verão pinta o céu com todas as cores da felicidade e dos aromas da Gastronomia de Trancoso. Sem dúvida, esse é um atrativo para viajar e curtir a vida e as férias aqui onde a sua alma ganhará a cor e o aroma do verão: Trancoso, na Bahia.

Entre os encantos de Trancoso, das belas praias, povo acolhedor ao ambiente rústico, os sabores da exuberante gastronomia é imperdível. Esse distrito aconchegante de Porto Seguro recebe visitantes de todo o Brasil e do mundo, e é claro que a culinária local está na lista das atrações.

Por aqui, é possível desvendar segredos e mistérios do que o tempero baiano tem. Embarque com a gente neste apetitoso conteúdo e venha para a Bahia, meu rei!

 

Comidas tipicamente baiana

Na terra da alegria, até seu estômago se apaixona. Aliás, no nosso último post, ajudamos a definir seu roteiro gastronômico por Porto Seguro, certo? E o propósito desse saboroso conteúdo e estender a sua viagem até um dos distritos mais encantadores da região. Isso porque vir pra Porto te dá a vantagem do mais deslumbrante 4 em 1 da sua vida.

As nossas papilas gustativas já criaram sinal de alerta, mesmo assim, arriscaremos a repetir o cardápio. Bora lá?

A fama da Bahia também se aconchega por aqui entre os quitutes e temperos, como o acarajé, a delícia culinário do casamento mais perfeito entres povos continentais. Esse aperitivo pode ser também uma refeição, frita em dendê, com massa à base de feijão-fradinho, cebola, sal e o sorriso da baiana. Com os recheios à escolha: camarão ou vatapá.

Essa delícia baiana é o par perfeito do acarajé: alimento cremoso, composto de camarão seco, farinha de rosca, amendoim, castanha-de-caju, leite e temperos.

Outro companheiro inseparável é o caruru. Esse prato bem baiano leva quiabo, dendê, camarão seco, castanha-de-caju, amendoim e gengibre. Irresistivelmente, acompanhado com peixes e frutos do mar. Vindo para Trancoso, jamais deixe de provar acarajé com vatapá e caruru.

Por aqui, você encontra essas delícias nos quiosques ao longo de suas belas praias, em que essa refeição vapt-vupt é um sabor muito bem-vindo, com a geladinha ou uns bons drinques.

No refúgio aconchegante da Praça do Quadrado, por volta das 18h, você também pode degustá-las nas diversas barracas e carrinhos de comida, assim como a típica tapioca, que caiu no gosto nacional para a primeira refeição do dia.

Entre os recheios, o céu é o limite: coco ralado e queijo, leite condensado, chocolate, morango, doce de leite, presunto, carne-seca e tudo que o seu paladar quiser provar a Gastronomia de Trancoso.

 

Peixes e frutos do mar

Como todo o litoral nordestino, peixes e frutos do mar estão sempre à mesa. Entre os pratos mais icônicos, a moqueca baiana, sem dúvida, é a mais popular. Com um quê a mais, diferente da moqueca capixaba, ela é temperada com azeite de dendê e leite de coco.

Ingredientes, aliás, muito presente em diversas receitas daqui. A “atração do prato” é o peixe, mas também pode ser camarão, siri e tantos outros pescados.

O bobó de camarão é outro prato bem popular. Adivinha os ingredientes? Claro, leite de coco, dendê e o “polêmico” coentro. À mesa, ele é acompanhado por arroz, farofa e batata-palha. Não existe regra, na verdade. Há versões em que você consume dentro de uma abóbora moranga.

O camarão é o ingrediente principal dessa delícia culinária. Mas você também prova em outras versões: frito, empanado, refogado e, até mesmo, como molho para peixes. Em alguns restaurantes, receitas com massa, risoto, estrogonofe e tantos outros pratos da Gastronomia de Trancoso.

 

Na sua viagem gastronômica onde comer em Trancoso

No Quadrado

O Quadrado é onde a vida noturna acontece. Nesse vilarejo tão charmoso, esse é o ponto em que você se encantará com uma igrejinha branca, uma praça retangular e as casinhas coloridas tão encantadoras ao redor.

Essas belezinhas imprimem um charme, dado o estilo colonial. Elas pertenciam aos pescadores que moravam na região, mas agora abrigam os comércios do vilarejo.

Canto do Quadrado

Aqui você se surpreenderá! Uma dessas casinhas abriga o Canto do Quadrado, uma deliciosa pizzaria. Com uma atmosfera bem aconchegante à luz de velas e cadeiras bem confortáveis e um cardápio com sabores inigualáveis.

Ele te espera todos os dias das 17h às 23h, com exceção das segundas-feiras, quando abre às 18h.

Restaurante Rabanete Trancoso

Fã do sistema sirva-se você mesmo? Então, tem endereço certo para você: o restaurante Rabanete Trancoso. Sabores inigualáveis e sobremesas para adoçar a vida com a Gastronomia de Trancoso.

O bufê te espera religiosamente durante o almoço, das 12h às 16h30.

Vale dica? Prove o escondidinho de camarão, a casquinha de siri e também a deliciosa coxinha de mainha (6 unidades com um recheio de água na boca).

Quem assina a cozinha aqui é a Dona Glória, que prepara também opções à la carte e gourmet. Os docinhos dessa cozinha são de lamber os dedos e a colher.

Dica 2: Não resista à lagosta grelhada com manteiga de ervas, o estrogonofe de camarão e o ceviche de peixe branco e as opções com receitas vegetarianas.

O Cacau

No seu roteiro gastronômico em Trancoso, inclua O Cacau. Ele tem a cara e o sabor da Bahia, com opções de moqueca, acarajé, casquinha de siri e tantas outras delícias. A dica aqui é experimentar a casquinha de siri acompanhada de farofa de dendê.

Entre seus encantos, ele oferece um ambiente incrível, cercado de natureza. Esse, sem dúvida, é um dos melhores lugares da cidade. O único em que você degusta camarão crocante com chutney de manga.

Ele tá sempre à sua espera de terça a domingo, das 14h às 21h.

 

Os sabores nas praias de Trancoso

Os sabores são abundantes por aqui, assim como as opções gastronômicas à beira-mar.

Casa Timbó

Você encontra uma cabana com estrutura excelente na Praia dos Coqueiros. A Casa Timbó é um convite para sentar-se à mesa e relaxar, já que suas cadeiras estão direto na areia. Isso porque está estrategicamente localizado no ponto mais calmo da praia.

O destaque do cardápio são os peixes e os frutos do mar, com versões mais elaboradas. O ceviche de peixe com coco, por exemplo, é o queridinho dos turistas na Gastronomia de Trancoso.

Toca do Mar

Está na Praia do Rio Verde? Então, não deixe de se achegar à Toca do Mar. Curta o dia entre as mesas e as espreguiçadeiras, enquanto mata a sede e o calor com uma geladinha. As caipirinhas daqui são deliciosas com uma grande variedade de frutas. Prove a famosa caipirinha com a fruta-do-conde. Por aqui ela é conhecida como ata e condessa.

O conforto aqui é para você ficar à vontade, por isso o espaço oferece estrutura completa com banheiros, duchas e estacionamento gratuito para os clientes.

Zé Barbudo Lounge Beach

No burburinho da praia mais badalada de Trancoso, a dos Nativos, você encontra a Zé Barbudo Lounge Beach. Ele oferece ótima estrutura com ambiente alto-astral e sofisticado, mas sem frescura.

Aqui você é quem escolhe como deseja aproveitar o dia: sentar nas cadeiras, relaxar nas espreguiçadeiras ou descansar nos bangalôs.

Vale a pena provar o polvo ao sal, tartar de peixe, carpaccio e moqueca, além de pratos para agradar veganos, vegetarianos e quem não é fã de frutos do mar.

Malas prontas? Definitivamente, venha para Porto Seguro e se deixe envolver pela magia do marco zero da história de encantos do Brasil e da Gastronomia de Trancoso.

E siga nosso conselho: venha para Porto Seguro e deixe a alma mais leve.

Leia mais em nosso blog.

Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.