A bordo: 7 dicas para manter sua etiqueta impecável

A bordo: 7 dicas para manter sua etiqueta impecável

Você é do tipo de viajante que nem sabe como gastar as milhas acumuladas? E a gente aposta que você é do tipo que manda muito bem a bordo, certo?

Mas e se não for? Acontece nas melhores famílias, exatamente por isso, reunimos algumas regras para que viagem seja calma, relaxante, serena e bem tranquila. Afinal, pra uma viagem ser inesquecível, precisa começar na sua poltrona.

Porto Seguro é tão encantador que merece que essa atmosfera contagie seu bem-estar e o convívio entre os passageiros a bordo.

Siga o cardápio de boas maneiras e viaje pra cá.

 

Regra nº 1: jamais se aconchegue em uma poltrona que não for a sua

A regra de ouro aqui é empatia, já que pode acontecer com você. Então, a gente recomenda que você marque seu assento com antecedência. Há uma lista de possibilidades, qualquer que seja, evite ser tal pessoa, ok?

Encontrou seu assento ocupado? Mantenha a compostura e seja gentil. O motivo do erro é justificável? Não custará nada trocar de lugar. Vale lembrar que algumas vezes pagamos alguns reais a mais. Nesse caso, ceder a poltrona é inviável, certo?

Vale dizer que, para trocar o assento, a melhor opção é depois que o embarque for encerrado, assim é possível averiguar se o lugar não será ocupado por outro.

 

Regra nº 2: para relaxar a bordo, cuidado com o encosto da poltrona

A distância entre uma fileira e outra é compacta, exatamente por isso, as cias aéreas oferecem assentos especiais, com valor extra, em que há espaço maior para as pernas. Mesmo assim, a maioria dos passageiros terá de se contentar com os espaços compactos.

Na hora daquele intervalo para as refeições, deixe o encosto da poltrona na posição vertical. Embora nem todos tenham esse tato, já que, em algumas situações bem infelizes, a magia da viagem para o destino mais acolhedor da Bahia é antecedido por um aborrecimento.

Porque é nessa hora mágica que você está pronto pra degustar a refeição, que o passageiro da frente resolve abaixar ou subir o encosto da poltrona dele. Olha o acidente à vista. Isso vale para você também.

 

Regra nº 3: não monopolize o espaço de compartimento para bagagem de mão

Depois que entraram em vigor as novas regras para bagagens de mão, apareceram alguns contratempos na entrada do avião e acomodar os pertences. Tanto que uma medida, para evitar o pagamento do despacho de malas, muitos passageiros têm preferido viajar apenas com a mala de mão de até 10kg, volume permitido para levar na cabine.

E esse é o motivo de o compartimento de bagagem de mão estar cada vez mais disputado. Isso porque há quem leve bagagens fora das medidas permitidas a bordo.

É claro que quando consegue entrar sem que seja barrado pelos funcionários da cia aérea. Sem contar que alguns ainda abusam colocando, além da mala, bolsas, mochilas e sacolas.

Bom senso aqui é regra, já que lembra também um conceito do direito: meu direito acaba quando começa o do outro. Lembre-se: somente o necessário e permitido.

 

Regra nº 4: use fones de ouvido

Levanta a mão quem é que não curte um som ou assistir a um filme durante o voo. Em especial, os mais jovens, que, além de música e filmes, estão on-line nos jogos de celular, tablet ou notebook.

Alô, bom senso! Nesse caso, use fones de ouvido, já que o passageiro sentado bem ao seu lado pode não ter as mesmas preferências musicais que você.

 

Regra nº 5: seja um parceiro da limpeza

Aqui não precisamos dar muitas explicações, já que o assunto é óbvio demais. Quem gosta de entrar no banheiro do avião e achar tudo sujo e desorganizado?

A limpeza do interior da aeronave não é responsabilidade da tripulação, visto que existe o pessoal de terra que faz isso. Não obstante, cabe a cada passageiro manter a limpeza nos lavabos e na cabine; simples assim.

 

Regra nº 6: mantenha sua voz um tom abaixo

É claro que não foi a bibliotecária que elaborou essa dica, ainda assim, se viajou acompanhado, pode conversar tranquilamente, mas se lembre de manter sua voz em um tom agradável e que não incomode os outros passageiros.

O bom senso é sempre quem dá o tom entre a alegria e a falta de educação. Embora sempre haja quem ultrapasse os limites. Respeite sempre o espaço do outro.

 

Regra nº 7: o avião pousou? Evite fila no corredor 😉

A ansiedade de mergulhar no clima de Porto Seguro não pode congestionar a saída do avião. Ainda que você tenha bons motivos para se apressar. Lembre-se: o relógio aqui tá off, é tempo sem pressa!

Aquela pressa de fila de banco tem que ficar em casa, na sua rotina pré-Bahia. Afinal, não existe nenhuma vantagem de tumultuar a saída, ficar em pé e bem desconfortável por um período que nem se pode estimar.

Isso vale também para evitar que alguém se machuque. Respire, conte até 10 e relaxe.

A etiqueta a bordo funciona muito bem, obrigada, e te ajuda a curtir o clima de Porto Seguro do embarque a sensação pé na areia indescritível.

Precisou de ajuda? Chame alguém da equipe de comissários de bordo, já que eles são especialistas nas boas práticas e em agir com leveza e elegância para que a viagem seja, absolutamente, memorável.

Malas prontas? Definitivamente, venha para Porto Seguro e se deixe envolver pela magia do marco zero da história de encantos do Brasil e da Gastronomia de Trancoso.

E siga nosso conselho: venha para Porto Seguro e deixe a alma mais leve.

Leia mais em nosso blog.

Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.