Diversidade cultural, belezas de encantar a alma e um destino para lá de sofisticado, essa combinação faz de Arraial d’Ajuda um lugar único e imperdível
Quando você chega a Arraial d’Ajuda, descobre porque ali o tempo corre mais devagar, ou melhor, deixa de existir, como se você fosse Ulisses, personagem da mitologia grega, a procurar um descanso na ilha Eana, da deusa Circe (a feiticeira) e não tenha mais vontade de voltar.
Graças a esse ar de mistério e magia, quem chega a Arraial d’Ajuda, entre muitos estrangeiros e visitantes, fica tão fascinado que decide mudar de endereço e o local para marcar as fotos no Instagram.
Por aqui você encontra paulistas, israelenses, cariocas, holandeses, basta percorrer a Rua Mucugê, a “rua mais charmosa do Brasil”, ouvir o burburinho para identificar sotaques e línguas da mais diversas para saber que um pedacinho do mundo todo vive aqui.
Essa característica tão forte é um dos atrativos do distrito, afinal, nessa vila de pescadores, apesar de receber uma quantidade expressiva de turistas, Arraial d’Ajuda conseguiu manter o clima característico de pequenos vilarejos, que se reflete nas construções e no acolhimento do povo baiano, que recebe o visitante como um amigo de longa data.
É tanta gente diferente, visitante ou fica por aqui mesmo, que o charme é a “cereja do bolo” e é o que a torna um dos destinos mais sofisticados do Brasil.
A diversidade cultural de quem se apaixonou e decidiu ficar se reflete, em especial, no comércio da Rua Mucugê (entre lojas, restaurantes, sorveterias, artesanatos) e nas pousadas aconchegantes. Aqui você encontra sabores de todo o mundo.
Esse destino único enlaçou as particularidades do local com a diversidade de quem vem e fica e fez surgir opções que não existem em nenhuma outra região. Da lista multissensorial são bistrôs, pousadas charmosas, hotéis boutiques, sorveterias italianas, lojas e galerias descoladas e charmosas.
E o fascínio é certeiro para quem visita Arraial d’Ajuda, isso porque também atrai pessoas charmosas e em busca de diversidade e sofisticação, mas que não abrem mão da simplicidade, da calmaria e do aconchego que só Arraial tem.
Ulisses da mitologia grega, o viajante do escritor Homero, se renderia a esse destino de sabores, aromas, de muita paz e sossego e de belezas inenarráveis. Arraial d’Ajuda é um destino que se deve apreciar sem moderação.
Sem contar as suas praias, uma beleza à parte, que figuram entre as principais atrações, cercadas por falésias, enquanto que algumas são, praticamente, desertas. Em Arraial D’Ajuda, você se espraia entre Pitinga e Taípe, as mais procuradas pelos turistas. E a sensação de ficar sem palavras é, literalmente, vivida aqui.
Diversão, arte e beleza
Para quem busca sossego, agito ou badalação, essa vila charmosa se apresenta como um destino para todos os viajantes. E vale a dica: venha e descubra por você mesmo!
Como diz o povo baiano “se achegue, meu rei” e desfrute das praias durante o dia e curta a diversão à noite. A rua mais charmosa do Brasil, por exemplo, funciona todos os dias a partir das 16h.
Para uma experiência maravilhosa, você tem opções como saborear uma deliciosa pizza, um prato especial em um dos inúmeros bistrôs disponíveis, tomar um café ao estilo francês ou tomar um drinque enquanto ouve rock, blues, jazz, MPB e todos os ritmos do mundo.
Quem é da cidade, sabe quem é de praia. Nesse litoral de encanto e beleza, a Praia de Pitinga, por exemplo, é formada por uma pequena enseada de águas cristalinas verzul, calma, morna e tranquila de tirar o fôlego, toda emoldurada por falésias multicolores, mata nativa e coqueirais.
Nessa vista edênica, você tem a chance de desfrutar de uma estrutura completa com barracas, entretenimento, piscina artificial, alta gastronomia, uma vez que tem a possibilidade de saborear iguarias como o famoso peixe na telha e o camarão na moranga, além dos pratos típicos da região.
Ou a Praia de Taípe, outro espetáculo da natureza, trata-se de um cenário de cinema. Chegando lá você se deparará com uma falésia de 45m imponente e multicolor, que contrasta com a vegetação e a infinitude do mar. É um local para gente descolada, principalmente, no Réveillon, quando acontecem as festas sem hora para acabar.
Para quem busca tranquilidade, não pode deixar de conhecer a Praia de Araçaípe, uma das melhores moquecas da Bahia é feita ali.
Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, definitivamente, mágico.
Ah! Vale repetir o convite: para quem busca sossego, agito ou badalação, essa vila charmosa se apresenta com um destino para todos os viajantes. E vale a dica: venha e descubra por você mesmo!
Leia mais em nosso blog.
Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.