Encantador. Paradisíaco. Inesquecível. Acolhedor. A lista de adjetivos para o Sul da Bahia é tão extensa e visual quanto seus destinos. A região tem mesmo um quê de “terra abençoada por Deus”, tanto que não é preciso provas irrefutáveis para constatar.
Aliás, basta chegar aqui, e dar o primeiro passo no desembarque, por terra, céu ou mar, para ser envolvido pela atmosfera de tanta adjetivação, sentimentos e encantamentos.
A gente poderia até apostar que o poeta Homero, que eternizou os encantos da feiticeira Circe e de sua ilha, passeou por aqui para se inspirar e escrever sobre uma ilha mágica e sedutora. Afinal, no desembarque, os portugueses que vieram, não voltaram, dado seu encanto.
Porto Seguro, por exemplo, pode muito bem ser descrita como uma pintura a céu aberto, como poesia, letra e verso de tantas belezas para cantar. Santa Cruz Cabrália, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva também não ficam atrás, cada uma a seu modo, conquista uma lista imensurável de fiéis apaixonados e defensores.
E para descobrir, basta se achegar, afinal, os melhores destinos estão aqui: no Sul da Bahia.
E lembre-se sempre: viajar para Porto Seguro é conhecer quatro destinos em um só, da atmosfera acolhedora, cuja paisagem encantou os primeiros portugueses, às belezas indescritíveis das praias, da cultura e da natureza quase intocada da Mata Atlântica.
Absolutamente apaixonante, Porto Seguro é garantia de amor à primeira vista
Isso porque nem só de praia e axé vive a cidade. São 90 km de praias e encantos, sem contar que é o berço do nascimento do Brasil, que guarda em cada detalhe a história de amor entre seu povo, a terra e os visitantes, muitos dos quais acabam por ser ficantes.
Tão verdade que Pero Vaz de Caminha já dava a pista para esse destino de encanto, esplendor e beleza únicos: quem põe seus pés lá e mira a paisagem terá de voltar sempre.
Tanto que para quem a visita precisa conhecer seus mistérios e encantos, como o sítio histórico da Cidade Alta. Por ser a primeira página do livro da nossa história, Porto Seguro foi um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, e foi instituída Monumento Nacional em 1973, e é claro, por decreto presidencial.
A cidade ostenta, ainda, o Marco do Descobrimento, uma vez que teve um papel fundamental nos primeiros anos da colonização.
Sem contar que mantém os prédios históricos da época, muito visitados, tanto de dia quanto de noite. O vilarejo deu início ao município foi fundado em 1534. Trata-se de um local quase que totalmente tombado pelo Patrimônio Histórico, além disso a construção de prédios de mais de dois andares não é permitida.
Um destino para todos os perfis de viajantes
Em Porto Seguro, você pode curtir a tranquilidade das praias, desbravar a história do descobrimento, curtir o agito das festas. A cidade é, absolutamente, receptiva e um convite para voltar sempre.
Para quem é de “turistar” à noite, a aposta certeira é curtir a badalada vida noturna da cidade, a Passarela do Álcool (ou Passarela do Descobrimento) é aconchegante e reconhecida pelas casinhas coloridas, além das diversas barracas, em que se vendem comida, artesanatos, suvenires e bebidas.
O centro histórico de Porto Seguro é um trecho imperdível. Por lá você encontra um roteiro imperdível: o Marco do Descobrimento, a Igreja de Nossa Senhora da Pena, a Casa de Câmara, a Cadeia, onde, atualmente, funciona o Museu de Porto Seguro, e o Farol de Porto Seguro.
A partir do píer da cidade, entre julho e outubro, é possível realizar um passeio de observação de baleias jubartes. Nesse período, elas migram das águas geladas do Atlântico para o litoral baiano para se reproduzirem. É um verdadeiro espetáculo da natureza.
Gastronomia para todos os paladares
Porto Seguro é o destino certo para quem ama peixes e frutos do mar e, certamente, vão à loucura nesse município baiano e seus distritos vizinhos. Entre as delícias, a moqueca é o carro-chefe de muitos estabelecimentos.
A gastronomia de Porto Seguro é um encontro entre a culinária portuguesa, mineira e indígena, uma explosão de sabores, que constituem a típica e deliciosíssima comida baiana.
E das famosas baianas, você ainda saboreia acarajé e caruru, as tradicionais opções regionais, que te deixam com água na boca. Para quem dispensa a culinária litorânea, a cidade também oferece pratos, como o sarapatel (preparado à base de miúdos de porco), além de lanches, pizzas, massas e muito mais.
Uma viagem, quatro destinos
Engana-se quem pensa que os passeios ficam restritos apenas a Porto Seguro. Na região da Costa do Descobrimento, os turistas encontram cidades incríveis: Arraial d’Ajuda e Trancoso, vilarejos aconchegantes, que encantam os visitantes com a paisagem de suas belas praias.
Arraial e Trancoso são o oposto da agitada Porto Seguro: um convite para a tranquilidade entre suas ruas e praias. Apesar de receberem uma quantidade expressiva de turistas, mantiveram o clima característico de pequenos vilarejos, que se refletem nas construções e no acolhimento do povo baiano, que recebe o visitante como um amigo de longa.
As praias estão entre as principais atrações, cercadas por falésias, enquanto que algumas são, praticamente, desertas. A Praia do Espelho, em Trancoso, está entre as mais populares e é uma das mais bonitas do Brasil. A hermosa Caraíva, com o coração bem coladinho ao de Porto Seguro, tem uma lista de encantos tão fascinantes, que preparamos este post para você se deixar seduzir pelo canto da sereia e vir para cá. Em Arraial D’Ajuda, você se espraia entre Pitinga e Taípe, as mais procuradas pelos turistas.
Já Santa Cruz Cabrália também ganha o título de mais tranquila que a vizinha Porto Seguro, ficando a apenas 23 km de Porto, oferece muitas atrações aos turistas. Destaca-se por abrigar o cenário da primeira missa rezada no Brasil em 1500.
Uma cruz simbólica demarca o local na Praia de Coroa Vermelha. Ela reserva ainda outras surpresas, como as paisagens típicas do Sul da Bahia e da Costa do Descobrimento, emolduradas por um mar de águas cristalinas, protegido por recifes e vegetação de Mata Atlântica.
Destino que merece uma hospedagem de um especialista no destino
Não resta dúvida: quem vem a Porto Seguro sempre volta, isso porque o canto da sereia atrai milhares de turistas durante todo o ano, sendo que há voos diários pra cá.
Além de contar com uma rede que conhece o perfil de viajantes e o “jeito que nenhuma terra tem”, como diria Caymmi. Quer um exemplo? Nós oferecemos quatro!
Para viagens em família, a dois, a sós, entre amigos, para eventos e a negócios, a rede de hotéis tem sido o lugar de pouso nas belíssimas praias, como a de Taperapuã, onde fica o Sueds Plaza, hotel 4 estrelas, que preza sempre pela excelência e qualidade de seus serviços, além de um atendimento primoroso para férias memoráveis.
Já o Sueds Premium é o destino perfeito para quem quer se divertir e curtir a agitação da cidade, mantendo a calmaria e a tranquilidade para descansar e relaxar com a família a 150m da Praia de Taperapuã.
Em Santa Cruz Cabrália, por exemplo, o Sueds Cabrália fica em frente à Praia dos Lençóis, uma das praias mais bonitas de toda a região. O hotel oferece piscina ao ar livre, área de churrasco, restaurante, dentre outras comodidades. E está a poucos quilômetros dos pontos turísticos de Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda.
Na bela Praia de Coroa Vermelha, considerada uma das mais belas do Sul da Bahia, você se hospeda no Sueds Segundo Sol Praia Hotel. Os 100 apartamentos standard são equipados com TV, frigobar, cofre, banheiro privativo e varanda para acomodar 4 pessoas com conforto e qualidade.
E para que a sua estadia em Porto Seguro seja, absolutamente, inesquecível, hospede-se na rede de hotéis Sueds Hotels e volte sempre para o destino que congrega beleza, saudade e o melhor lugar para que a sua estada seja, definitivamente, uma tatuagem na alma.
Leia mais em nosso blog.
Confira nossas tarifas e disponibilidade on-line.